Olá amigos click no banner e ajude a nos permanecer com nosso site ativo precisamos de voceis abraços

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário. Normalmente são contactadas muitas pessoas. Os profissionais de marketing normalmente usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing.

1. Definição do problema - Quais os vários aspectos do problema ? Que informação é necessária?

2. Conceitualização e operacionalização - Como exatamente é que definimos os conceitos envolvidos? Como é que os traduzimos em variáveis observáveis e passíveis de serem medidas?

3. Especificação da hipótese - Que tese(s) é que queremos testar?

4. Especificação técnica - Que metodologia usar? Por exemplo, inquérito estatístico

5. Especificação das perguntas - Que perguntas fazer? Por que ordem?

6. Especificação da escala - Como cotar as preferências?

7. Especificação da amostra - Qual o total da população? Que tamanho é que a amostra deve ter para essa população? Que métodos de amostra usar?

8. Coleta dos dados - correio, telefone, internet...

9. Codificação e re-especificação- Fazer ajustamentos aos dados por forma a torná-los compatíveis com as técnicas estatísticas e os objetivos da pesquisa - exemplos: atribuição de números, controles de consistência, substituições, deleções, ponderar, transformações de escala, estandardização de escala

10. Análise estatística - Empregar várias técnicas descritivas e de inferência nos dados. Fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Testar os resultados para a significância estatística.

11. Interpretar e integrar os resultados - o que é que os resultados significam? Que conclusões podem ser tiradas? Como é que estes achados se relacionam com pesquisa semelhante?

12. Escrever o relatório de pesquisa - O relatório tem normalmente os seguintes pontos:
a) Sumário executivo;
b) Objetivos;
c) Metodologia;
d) Principais resultados;
e) Gráficos detalhados e diagramas.







Diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa

 Uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.
 As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.
 As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

item: Amostra
Qualitativa
Não há preocupação em projetar resultados para a população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.
Quantitativa Exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada.



Item: Questionário
Qualitativa
Normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas.
Quantitativa
As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

Item: Entrevista
Qualitativa
São realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discussões em grupo. Para as discussões em grupo, as pessoas (em média 8) são convidadas para um bate-papo realizado em salas especiais com circuito de gravação em áudio e vídeo. Nas entrevistas em profundidade, é feito o pré-agendamento do entrevistado e a sua aplicação é individual, em local reservado. Este procedimento garante a concentração do respondente.
QuantitativaO entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistadas por meio de critérios previamente definidos: por sexo, por idade, por ramo de atividade, por localização geográfica etc. As entrevistas não exigem um local previamente preparado, podendo ser realizadas na própria residência do entrevistado ou em pontos de fluxo de pessoas. O importante é que sejam aplicadas individualmente e sigam as regras de seleção da amostra.

Item: Relatório
Qualitativa
As informações colhidas na abordagem qualitativa são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, destacando opiniões, comentários e frases mais relevantes que surgiram.
Quantitativa
O relatório da pesquisa quantitativa, além das interpretações e conclusões, deve mostrar tabelas de percentuais e gráficos.

De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema, enquanto que em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes é falado.

São sete as etapas necessárias para a realização de uma pesquisa quantitativa:
• 1. Definição do objetivo da pesquisa.
• 2. Definição da população e da amostra.
• 3. Elaboração dos questionários.
• 4. Coleta de dados (campo).
• 5. Processamento dos dados (tabulação).
• 6. Análise dos resultados.
• 7.Apresentação e divulgação dos resultados.

Um comentário:

  1. Betfred Casino - Mapyro
    The 파주 출장마사지 Betfred Casino is a gambling establishment 광주 출장안마 located in Flushing, NY. Betfred Casino offers 상주 출장마사지 high standards 출장마사지 in games for 세종특별자치 출장마사지 cash, poker, blackjack, bingo,

    ResponderExcluir

DEIXE SEU POST